Fajã da Caldeira de Santo Cristo

Fajã da Caldeira de Santo Cristo é um dos lugares mais bonitos da ilha de São Jorge.
Premia quem lá passa com paisagens de cortar a respiração.

Ondas perfeitas

As ondas da Fajã da Caldeira de Santo Cristo são consideradas pelos amantes do Surf e do Bodyboard como “um paraíso escondido”. As condições climatéricas propícias e excelentes spots criam o ambiente ideal para a prática destes desportos.


Spot Lago do Linho Spot Lago do Linho
Esquerda poderosa, longa e com um bom canal. Provavelmente a melhor onda da fajã, pois é surfável com mar grande que vai de 1,5 a 5 metros com ondulação de WNW, a NW e a N. O vento ideal é sem vento ou fraco de S ou SW e aguenta W bonançoso a moderado.


Spot Esquerda da Igreja Spot Esquerda da Igreja
Funciona com as mesmas ondulações que a Esquerda das Feiticeiras, mas aguenta mais ondulação 1 a 2,5 metros. Pode-se surfar mais fora ou no inside, pois adequa-se tanto para iniciantes como para os mais experientes. Onda por vezes muito comprida.


Spot Esquerda das Feiticeiras Spot Esquerda das Feiticeiras
Surfável com todos os swells. Funciona com ondulações pequenas de W-NW, a NW, a N e a E. Quando está perfeita esta onda liga com a Esquerda da Igreja e dá origem a uma onda muito comprida.


Spot Direita das Feiticeiras Spot Direita das Feiticeiras
Surfável com todos os swells até 1,5 ou 2 metros. Funciona mesmo com ondulação pequena.


Spot Direita do Passo Spot Direita do Passo
Direita que rompe em frente à abertura para a lagoa. Previsível e divertida. Cria paredes boas. Quando está grande dá origem a alguns tubos. Funciona com swells de W-NW a NW a N de 0,5 a 2,5 metros e aguenta ventos de SE e S-SW. Já com o vento W só se estiver fraco. Esta direita com ondulações de NE ou E já fica diferente e muda de nome passa a ser Direita das Feiticeiras e apresenta-se mais tubular e pesada. É um spot que cai um pouco no inside, tornando-se um bom lugar para iniciantes.


Lenda da Caldeira

Há muitos anos, histórias magníficas aconteciam e deixavam marca na memória da Caldeira.


Desvendar a Lenda da Caldeira
Igreja de Santo Cristo

Igreja de Santo Cristo
Local com história a não perder

Igreja de Santo Cristo



A Igreja de Santo Cristo também denominada Santuário da Caldeira de Santo Cristo é um templo português localizado na Fajã da Caldeira de Santo Cristo.

O templo desta fajã, cujo Patrono é o Senhor Santo Cristo, foi benzido no dia 10 de novembro de 1835 embora a sua construção tenha sido iniciada em 1832. Desde essa altura que se transformou num local de culto onde vão devotos de toda a ilha. Vão para o pagamento de promessas e pedidos de graça.

A festa do Padroeiro desta igreja é no primeiro Domingo de setembro, com missa, procissão e arrematações. Os peregrinos deslocam-se até aqui, pelo caminho da Fajã dos Cubres ou pela vereda da Caldeira de Cima que começa a grande altitude, na Serra do Topo, com vistas de cortar a respiração.

A igreja apresenta trabalhos em cantaria de basalto negro onde se destaca o trabalho efetuado junto das portas e janelas e principalmente a torre sineira. Por cima da referida porta de entrada apresenta uma Cruz pintada de branco.

A referida torre sineira não é dotada de cúpula sendo rematada por quatro pináculos que lhe encimam os cantos.

No interior encontra-se uma imagem do Senhor Santo Cristo no altar-mor e nas laterais uma imagem de Nossa Senhora e outra de São José.

O interior apresenta-se simples, em tons de branco, azul celeste e vermelho. O madeiramento do teto foi elaborado de forma a dar ao edifício um agradável aspeto ao manter a cor original da madeira.